Economia

Câmara de Lagos adjudica requalificação da frente de mar da Meia Praia

 
A Câmara Municipal de Lagos ratificou em reunião de câmara, a decisão de adjudicação da empreitada de execução da Via V10.

 
Segundo define o Município, "são cerca de 1300 metros a intervencionar, numa via que atualmente não tem passeios, ou quando os tem, não são contínuos, e em que a circulação se faz com alguma dificuldade para os peões". 
 
Projetada no âmbito do Plano de Urbanização da Meia Praia, esta obra irá custar ao erário municipal um montante de quase dois milhões de euros (1 991 638,00€ acrescidos de IVA), com um prazo de execução de 300 dias.
 
O principal objetivo da intervenção é criar uma via que possibilite o convívio entre o peão e o veículo, com ganhos em termos de segurança rodoviária. 
 
Deste modo conforme descreve nota da autarquia, será criado um passeio a norte com largura variável, um corredor verde com 2 metros de largura e uma faixa de rodagem de dois sentidos com uma largura de 6,5 metros. Prevista está também a substituição e o reforço da iluminação ao longo de toda a via, a criação de bolsas para paragem de autocarros (em ambos os sentidos) e a criação de algumas zonas de estar.
 
A solução aposta para uma estrada calma, onde se circule com menor velocidade, razão pela qual o pavimento será misto, com aplicação de betuminoso na faixa de rodagem e cubos de granito nas zonas de interseção e passadeiras de peões, de modo a que os veículos circulem com conforto ao longo do percurso, mas sejam obrigados a reduzir a velocidade nas zonas onde existem cruzamentos ou peões a atravessar a via, esclarece o mesmo documento.
 
O custo da intervenção é praticamente suportado pelo Plano de Urbanização da Meia Praia (PUMP), fruto das taxas e mecanismos de perequação que o mesmo prevê, tratando-se de um plano que é sustentável, ao permitir um ganho económico aos privados que, em parte, reverte para a criação ou melhoria das infraestruturas que essa ocupação do território exige.
 
A zona mais a sul da via não está incluída na intervenção, uma vez que essa faixa está a ser equacionada no âmbito do projeto de valorização do cordão dunar da Meia Praia, assim como no projeto de criação da ciclovia.