Sociedade

Câmara de Lagos em condições para avançar com obra no Forte da Ponta da Bandeira

CM Lagos
CM Lagos  
A Câmara Municipal de Lagos celebrou o contrato para a empreitada de consolidação da fachada nascente do Forte da Ponta da Bandeira, no âmbito de uma intervenção que pretende garantir a segurança e a preservação estrutural do monumento classificado como Imóvel de Interesse Público.

PUB

Conforme avança nota da autarquia, o arranque da obra foi possível após um vistoria técnica conjunta que já tinha sido solicitada pelo Município, ao Património Cultural I.P., seguida de parecer favorável e autorização da tutela.

O relatório prévio que esteve na base deste avanço dá conta da situação de degradação da fachada nascente do Forte. 

A empreitada terá um custo de 149 mil euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de 90 dias, incluindo a elaboração do projeto de reforço e a execução da empreitada.

O Município acrescenta que a obra prevê trabalhos estruturais de estabilização e reforço "para mitigar o impacto da erosão, da força do mar e das condições climatéricas adversas, que nos últimos anos aceleraram a degradação da estrutura".

De estilo renascentista, o Forte Ponta da Bandeira é um exemplar da arquitetura militar do século XVII no Algarve, construído para defesa da barra da Ribeira de Bensafrim. Funcionando como núcleo museológico que integra o Museu de Lagos, é um dos monumentos mais representativos da identidade e da história do concelho de Lagos.