Ambiente

Câmara de Lagos lançou projeto "Zero Desperdício de Água na Escola"

 
 
A Câmara Municipal de Lagos escolheu simbolicamente o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, para iniciar o funcionamento do projeto "Zero Desperdício de Água na Escola – Sistema de monitorização dos consumos de água".

A Escola Secundária Júlio Dantas, o maior edifício escolar do concelho em área e número de alunos, foi o local escolhido para a implementação deste projeto que integra várias ações, a começar pela instalação de contadores dotados de sistema de telemetria, que permitem a comunicação, gestão e monitorização da água consumida na escola. Os dados são, depois, transmitidos e divulgados num ecrã dedicado ao projeto, instalado no átrio de entrada da escola, para que toda a comunidade escolar conheça os consumos efetuados e as metas a atingir. Neste suporte são igualmente divulgadas mensagens de sensibilização e dicas práticas para a poupança de água, explica nota emitida ao Algarve Primeiro.
 
Segundo a mesma fonte, a solução tecnológica implementada consiste em comparar o consumo de água de cada dia com a média diária do consumo ocorrido na semana anterior, associando esse resultado às cores dos semáforos: verde (se o consumo diário estiver mais baixo), amarelo (se estiver semelhante) e vermelho (quando superior ao histórico recente). 
 
Neste Dia Mundial da Água, o município associa-se, ainda, à iniciativa de nível nacional e internacional "H2Off – Hora de fechar e torneira" promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, lançando a todas as entidades locais e aos munícipes, o desafio de fecharem a torneira durante uma hora, entre as 22h00 e as 23h00, num gesto que visa alertar sobre a necessidade do uso eficiente de água.
 
Estas iniciativas integram-se na Semana Verde, dinamizada pela Câmara Municipal de Lagos, que está a decorrer, agregando ações de sensibilização ambiental comemorativas do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março).