Ambiente

Câmara de Lagos vai plantar árvores e dar para plantar

 
A Câmara Municipal de Lagos promove, de 22 a 30 de novembro, um conjunto de atividades de plantação de árvores e sensibilização ambiental.

Segundo adianta o Município em comunicado, a iniciativa integra-se na Semana da Reflorestação Nacional, promovida pelo movimento "Plantar Portugal", que decorre em todo o país com o objetivo de assinalar o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro).
 
À semelhança do que aconteceu, aquando do Dia Mundial da Árvore, assinalado a 21 de março, o propósito da participação do município é apostar na reflorestação do território concelhio, em épocas do ano distintas, envolvendo a participação da comunidade local, incluindo escolas e instituições. Iniciativas que decorrem da estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas.
 
A plantação de árvores irá acontecer, de 22 a 30 de novembro, em todas as freguesias do concelho. Está também prevista uma ação de sensibilização e plantação no dia 24 de novembro, a realizar em parceria com a associação Projeto Novas Descobertas na Quinta do Vale da Lama, uma atividade aberta à população mediante inscrição prévia.
 
Para quem quiser participar, plantando autonomamente uma árvore, a autarquia irá disponibilizar à população, nos dias 24 a 26 de novembro, sobreiros, alfarrobeiras e medronheiros juvenis. Será necessário preencher um formulário. Após a confirmação dos serviços da autarquia, os interessados poderão deslocar-se aos viveiros municipais, na data e horário indicado, para levantamento das árvores juvenis.
 
Estas árvores foram cedidas ao município no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara de Lagos, no quadro da Associação Nacional de Municípios Portugueses, ao projeto "Floresta Comum" dinamizado pela Quercus e pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).