Anualmente, no final de cada época desportiva, a Câmara Municipal de Lagos fixa as regras e as verbas destinadas a apoiar os agentes desportivos na época seguinte.
Das 36 candidaturas validadas nesta primeira fase, que decorreu até ao final de outubro, a maior parte (30) corresponde a entidades coletivas do concelho e da região, a que se somam seis candidaturas individuais à medida de apoio “Patrocínio Desportivo”. Os maiores volumes de investimento vão para as medidas “Construção e Apetrechamento”, “Atividade Federativa/Associativa” e para o apoio a “Eventos”, existindo igualmente duas candidaturas que serão apoiadas ao abrigo da medida “Inovação”.
Numa nota enviada ao Algarve Primeiro, a autarquia recorda que o Programa de Apoio ao Desporto (PAD) para a época desportiva 2025/2026 foi aprovado em setembro de 2025, com o objetivo de fomentar o associativismo desportivo e promover o desenvolvimento do desporto no concelho, abrangendo atividades federadas, não federadas e recreativas.
O PAD 2025/2026, com um orçamento estimado de 2,3 milhões de euros (2 390 000,00€), promove a prática desportiva, a formação de atletas e técnicos, o apoio a competições e eventos, a inclusão social e a requalificação de infraestruturas. Os apoios financeiros incluem subsídios para atividades federativas, construção e apetrechamento de instalações, realização de eventos, inovação e patrocínios. Já os apoios não financeiros abrangem a cedência de instalações desportivas, transportes e apoio técnico e logístico.