Economia

Câmara de Loulé aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020 na ordem dos 160 milhões de euros

 
Foi aprovado no passado dia 30 de outubro em reunião de Câmara e remeter à Assembleia Municipal, a proposta, do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020 no município de Loulé.

 
Segundo a Câmara Municipal, «devido à estabilização financeira e dos bons resultados alcançados nos últimos anos, foi possível alocar uma maior verba no próximo ano relacionada com investimentos prioritários e necessários para a população». Assim, com a incorporação das reservas de anos transatos, prevê-se que o orçamento de 2020 ascenda a 159.911.192,00 euros. Um reforço que permitirá chegar aos 79.183.000,00 euros, para investimento, ou seja um aumento de 47,2 milhões de euros face ao orçamento inicial.
 
No âmbito da Estratégia Local de Habitação aprovada em 2019 e que irá dar apoio direto a 1400 agregados familiares no acesso à habitação até 2030, serão no próximo ano «dados passos importantes» na construção de fogos de habitação em Salir, Ameixial e Alte, para além da conclusão dos projetos no loteamento da Clona (Loulé).
 
Nas freguesias de Almancil e Quarteira, a Estratégia Local de Habitação está ainda numa fase de identificação de lotes e terrenos com vista á construção naqueles territórios do concelho.
 
Na área da educação, o destaque vai para a construção da Escola EB2,3 D. Dinis em Quarteira. Mas a Autarquia de Loulé pretende igualmente promover a construção de duas escolas básicas do 1º Ciclo – em Loulé e Quarteira -, bem como uma nova creche na cidade de Quarteira (Forte Novo), dando resposta ao aumento verificado na comunidade escolar nestes ciclos de ensino, nos últimos anos. Em Quarteira ainda está prevista a construção de uma nova escola para o ensino especializado da dança.
 
Na área da saúde, salienta-se o início da construção do novo edifício de saúde da cidade de Loulé, uma unidade que irá integrar o agrupamento de Centros de Saúde Central – ACES Central, Unidade de Saúde Familiar - Lauroé, Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade - Gentes de Loulé e Centro de Saúde Universitário. Irão igualmente arrancar os projetos para ampliação e melhoramentos ao nível das instalações dos Centros de Saúde de Almancil e de Quarteira.
 
No campo da intervenção social, a Autarquia irá prosseguir e «ainda com maior intervenção» do Regulamento Loulé Solidário, para ajudar os mais carenciados.
 
A preocupação ambiental e a ação climática continuam a merecer a melhor atenção dos responsáveis municipais e, nesse sentido, irão prosseguir os projetos em curso que dizem respeito à adaptação e mitigação às alterações climáticas, focando-se nas áreas da eficiência energética e hídrica, da mobilidade suave, da valorização e proteção do território, da sustentabilidade e da educação e sensibilização ambiental.
 
Nesta matéria a realçado o Plano Municipal de Ação Climática, que permitirá concorrer a soluções de financiamento; a implementação do Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca, com o intuito de minimizar os impactos e consequências associados a situações de seca; a criação de Comunidades Energéticas em meio Escolar, através da produção energia renovável nas escolas, aliada à componente pedagógica; o desenvolvimento de novas redes para a Mobilidade Suave; a implementação do Observatório Municipal de Ambiente e Território como ferramenta de informação e monitorização e o aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, combinando a proteção e promoção do património, fomentando em paralelo o desenvolvimento territorial sustentável, através da riqueza geológica, como também do saber e precioso envolvimento das comunidades locais.
 
Por forma a melhorar a qualidade de vida dos munícipes, o orçamento para 2020 prevê também uma fatia substancial com vista a aumentar o acesso ao abastecimento de água e esgotos com uma cada vez maior rede de cobertura no concelho. Clareanes, Malhada Velha e Carvalhal, Vale Telheiro ou a rede de águas e esgotos ao longo da EN 125 entre a Maritenda e Quatro Estradas são algumas das intervenções em curso ou que irão arrancar, garante o Município.
 
Relativamente ao acesso ao Desporto e Cultura, o documento regista a criação do Centro de Educação e Cultura de Quarteira e o Pavilhão Desportivo Multiusos em Almancil, ambos atualmente em fase de concurso público.
 
Com o objetivo de apoiar as famílias e promover o dinamismo empresarial que caracteriza o concelho, a Câmara Municipal de Loulé mantém o desagravamento fiscal para 2020, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.