Ambiente

Câmara de Loulé distribui livros sobre ação climática a alunos do 1º Ciclo

No arranque de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Loulé informou em comunicado, que está a distribuir a todos os alunos do concelho que frequentem o 1º Ciclo (do 1º ao 4º ano) dois livros dedicados às alterações climáticas.

PUB
Com o título “CLIMAAT 100” e o “Caderno de Atividades” que o acompanham, da autora Maria Adelaide Fonseca, foram desenvolvidos a partir de uma peça de teatro levada às escolas nos últimos anos, com o mesmo propósito de alertar e informar "de forma clara e divertida", os alunos do 1º ciclo do concelho para a problemática das alterações climáticas.
 
Estas publicações destinadas aos mais novos foram lançadas no final de 2019. Inicialmente estava prevista a sua distribuição no ano letivo transato mas, dada a instabilidade do contexto pandémico, os livros só agora irão chegar às secretárias dos alunos do 1º ciclo do concelho e dos seus professores, lê-se no documento.
 
A autarquia cita, os recentes dados avançados no último relatório público do IPCC - Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas – "que revela a urgência de agir, exigindo um compromisso sem precedentes da Humanidade face à ação climática". Por este motivo, a Câmara de Loulé, sublinha que a ação climática "continua a ser um pilar fundamental da estratégia de desenvolvimento local e um dos grandes desígnios da política pública municipal, uma aposta essencial e o caminho certo para um futuro melhor, mais sustentável, com gerações mais conscientes e felizes".
 
«Desejamos que este livro constitua mais um passo para a mudança de comportamentos relacionados com a salvaguarda ambiental, até porque os jovens são fortes embaixadores deste que é, talvez, o objetivo em que a Humanidade está atualmente mais empenhada. São sobretudo as novas gerações que irão beneficiar das decisões no presente que, esperemos, venham a permitir no futuro um ambiente digno no Planeta Terra. Esta é, pois, mais uma aposta na educação ambiental», considera o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.
 
Todos quantos queiram assistir a esta história, podem fazê-lo através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=1AFQB2cqqzI