A autarquia de Loulé promove a testagem de 242 funcionários e colaboradores dos lares de idosos do concelho, através da atribuição de um subsídio às instituições que foi aprovado esta quarta-feira, em reunião camarária.
Trata-se de uma medida que pretende complementar a ação que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está a levar a cabo, nomeadamente na realização de testes aos funcionários de todas as instituições com 50 ou mais utentes, abrangendo no concelho de Loulé, somente três lares, adianta o município em comunicado.
Deste modo, a autarquia refere que "juntou-se às instituições de solidariedade social do concelho para promover a testagem mensal, ao longo de três meses, dos funcionários dos restantes onze lares, num valor que rondará os 38 mil euros".
Segundo a mesma fonte, em cada instituição, os funcionários e colaboradores serão divididos em quatro grupos, procedendo-se à testagem de um grupo por semana, "o que garantirá a testagem da totalidade dos funcionários de todas as instituições no final de cada mês, assim como o controlo semanal da situação de todos os lares".
À semelhança do que está a acontecer com os funcionários dos lares com maior número de utentes, também os colaboradores dos onze estabelecimentos deverão deslocar-se ao Drive Thru localizado no Parque das Cidades para realizar o teste.