Sociedade

Câmara de Loulé intensifica medidas de combate à covid com reforço de testes

 
A Câmara Municipal de Loulé informou estar a reforçar as medidas de combate à pandemia, numa altura em que, à semelhança do que acontece em todo o território nacional, o concelho regista um aumento do número de casos de covid-19, passando a figurar no mapa dos concelhos de risco elevado.

Em comunicado o município refere que "acompanha de perto" o evoluir da situação, quer através do Gabinete Gestão de Crise covid-19, que continua a reunir quatro vezes por semana, quer da Comissão Municipal de Proteção Civil que, todas as quintas-feiras, faz a análise e delibera novas medidas para mitigar o impacto da doença em Loulé.
 
A autarquia diz ter promovido rastreios semanais à covid-19, por amostragem em 11 estruturas residenciais para idosos com menos de 50 utentes, numa parceria com as IPSS e o Algarve Biomedical Center (ABC). Nas três instituições louletanas com mais de 50 utentes os rastreios são realizados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em parceria com o ABC.
 
Esta terça-feira, foram realizados no concelho de Loulé perto de 400 testes em diversas frentes, nomeadamente no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, na aldeia da Cortelha, junto da comunidade escolar e em resposta a outras necessidades identificadas.
 
O concelho tem preparados vários equipamentos de apoio à prevenção e tratamento de casos de covid.19, bem como de assistência à campanha de vacinação, estando já operacionais: uma Área dedicada a Doentes Respiratórios (ADR) onde se podem fazer testes do SNS, fazer vacinação e ter acesso a consultas, e duas Zonas de Apoio à População. A câmara está igualmente a apoiar o reforço da Unidade de Saúde Pública de Loulé e a levar a cabo novas ações de desinfeção e higienização de infraestruturas onde há registo de novos casos.
 
Como complemento ao “Drive-Thru” instalado no Parque das Cidades, os utentes que tenham os códigos para a realização de testes PCR à covid-19 podem proceder à marcação de teste naquela ADR, através do seguinte endereço de e-mail: colheitas.adrloule@arsalgarve.min-saude.pt
 
Com o foco nas zonas do interior do concelho, onde vivem muitos idosos, o mesmo comunicado regista que foi reativado o programa Geo-Emergência (normalmente usado para a época de incêndios florestais) e foram retomadas as campanhas de sensibilização da população em conjunto com a GNR, Bombeiros Municipais e Serviços de Proteção Civil Municipal.
 
Com vista a uma participação segura nas eleições presidenciais de 24 de janeiro, a Câmara Municipal de Loulé assegura que está a promover visitas técnicas a todos os locais de voto no concelho, mantendo ativas as linhas telefónicas Loulé Solidário (800 289 600) e AME – Apoio Médico Escolar (707 027 070).
 
Mais informações em: http://covid19.cm-loule.pt/