Sociedade

Câmara de Loulé já apresentou o programa de Natal até aos Reis

 
O programa de animação de Natal no concelho de Loulé, terá em conta o contexto de crise energética pelo que a redução do consumo com as iluminações decorativas será nota dominante.

Segundo adianta o Município em nota divulgada, de 10 de dezembro a 6 de janeiro, as luzes de Natal irão dar brilho às ruas dos principais polos urbanos deste concelho, Loulé, Quarteira e Almancil, estando também previstos alguns apontamentos em todas as freguesias. 
 
Este ano o horário será mais curto, apenas no período compreendido entre as 18h00 e as 23h30 estarão ligadas as luzes, que serão 100% LED. “Com esta medida estamos em consonância com o que se irá passar em várias cidades pelo mundo fora. Vamos tentar equilibrar a componente de dinamização da economia, em particular do comércio, numa época tão importante como é o Natal, com a necessidade de promovermos a poupança energética”, explicam os responsáveis municipais.
 
A programação de Natal arranca no dia 10, às 15h00, com a chegada do Pai Natal à cidade de Loulé e abertura da Aldeia dos Sonhos. Depois de dois anos atípicos, as crianças – mas também os adultos – vão poder voltar a desfrutar livremente deste espaço em que a casa do Pai Natal, o largo dos duendes, o carrossel, o comboio de Natal, a pista de gelo, as barraquinhas com doces e outras iguarias desta época e toda a decoração pretendem recriar, de forma fiel, a aldeia do Pai Natal na Lapónia. A Aldeia dos Sonhos, que se estende pela Cerca do Convento, Largo D. Afonso III e Largo de S. Francisco, funcionará no seguinte ao horário: sábado, das 10h00 às 19h30, domingo, das 14h00 às 19h30, e durante a semana, das 14h00 às 19h30, encerrando à segunda-feira.
 
Este conceito será replicado na cidade de Quarteira, com a Praça de Natal, que vai levar animação à Praça do Mar e ao Centro Autárquico, espaços onde terão lugar mercadinhos de Natal e momentos de animação com grupos de música e dança. Já em Almancil, o Jardim dos Sonhos transporta o espírito festivo e solidário da quadra ao emblemático Jardim das Comunidades. Estes espaços inauguram no dia 11 de dezembro (o Pai Natal chega a Quarteira às 11h00 e a Almancil às 15h30).
 
Uma das novidades que a autarquia sublinha, tem a ver com a realização da Feira da Serra, que acontece este ano no seu formato original de dois dias (10 e 11 de dezembro), no antigo armazém do Carnaval, junto ao Convento de Santo António, onde estarão cerca de 100 expositores com artesanato, produtos agroalimentares, gastronomia, numa aposta nas tradições da serra algarvia e nos produtos locais. A entrada é livre e as portas estarão abertas das 10h00 às 22h00 (sábado) e das 12h00 às 20h00 (domingo). 
 
A Biblioteca Municipal associa-se a este programa para trazer ao seu público a Hora do Conto e Estórias em Família, iniciativas dedicadas em exclusivo aos contos de Natal. Já no Museu Municipal irão decorrer oficinas de Natal para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos.
 
O Loulé Criativo leva aos participantes algumas experiências criativas com “Tempero Artesanal”, propondo 5 workshops que irão decorrer no Palácio Gama Lobo: decoração e acessórios de Natal - costura criativa (3 de dezembro), filhós de laranja e pastéis de batata-doce (8 de dezembro), arranjos de Natal com elementos da serra louletana (13 de dezembro), bombons de Natal (17 de dezembro) e feltros de Natal (3 de dezembro).
 
Mas o programa de dinamização de Natal, que se estende até 6 de janeiro, terá ainda como um dos pontos mais altos as celebrações da Passagem de Ano. Expensive Soul, sobem ao palco em Quarteira para dar as boas-vindas a 2023, naquele que é um dos réveillons mais concorridos do País e que atrai milhares de visitantes. Em breve será anunciado o programa completo.
 
No encerramento das atividades haverá ainda a iniciativa Bolo-Rei Gigante. No dia 6 de janeiro, pelas 17h00, onde o público em geral terá a oportunidade de saborear uma fatia dos 150 metros de bolo.
 
E porque a tónica desta iniciativa da autarquia de Loulé está no incremento à atividade comercial, a campanha “Um Natal Especial” arranca no dia 24 de novembro, em parceria com a ACRAL - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, e culmina com o sorteio dos Reis. Até 6 de janeiro, por cada 10 euros em compras, será atribuído pelo estabelecimento comercial aderente um cupão de participação, que depois de devidamente preenchido, habilitará o participante a vales de compras e a três viagens de sonho.
 
Acompanhe toda a programação em www.cm-loulept