Sociedade

Câmara de Loulé lança “aperitivo” para a 17ª edição do Festival MED

Tendo por objetivo alargar a filosofia do Festival MED e no sentido de promover diversas atividades ao longo do ano, a Câmara Municipal de Loulé lançou o “Off MED”.

PUB
 
Basicamente são oito momentos artísticos, integrados na programação do Cineteatro Louletano, que terão lugar nesta sala de espetáculos e também no Auditório do Solar da Música Nova, naquele que se pretende venha a ser também um “aperitivo” para a 17ª edição do Festival MED.
 
O primeiro destes momentos tem lugar hoje, 30 de janeiro, pelas 21h00, no Auditório do Solar da Música Nova, com a apresentação do novo trabalho do acordeonista algarvio João Frade, em mais uma rubrica do “Conversas à Quinta”. 
 
No âmbito do Festival de Música Al-Mutamid, que este ano assinala o seu 20º aniversário, irá decorrer no Cineteatro Louletano mais um evento “Off MED”. Wayam Ensemble sobe ao palco no dia 8 de fevereiro, pelas 21h30, para apresentar um programa de músicas e danças do Magrebe e Médio Oriente.
 
É também no Cineteatro que comemora 90 anos que será apresentada publicamente, no dia 2 de março, pelas 18h30, o projeto Algarve Central – Programação Cultural em Rede, com o envolvimento de 5 autarquias: Loulé, Albufeira, Faro, Olhão e Tavira. Sob o tema da “Cultura da Sustentabilidade”, a autarquia explica que estão previstos espetáculos reconhecidos a nível internacional, criações de artistas portugueses, o envolvimento das comunidades locais e aprofundando as práticas colaborativas entre os vários concelhos.
 
O tributo a Chico Buarque “Quem te viu, quem te vê” acontece a 21 de abril, pelas 21h30, no Cineteatro Louletano, mais um momento imbuído no espírito do MED. Trata-se de uma homenagem a um dos ícones da Música Popular Brasileira, interpretada pelos artistas Marcus Lima (voz e violão) e Thaís Motta (voz), que apresentam neste concerto, em exclusivo no sul do país, - e nas vésperas da vinda do homenageado a Lisboa, a 25 de abril, para receber o Prémio Camões -, um repertório dedicado aos grandes clássicos de Buarque.
 
A 12 de maio, pelas 21h30, decorre no Cineteatro o espetáculo inaugural da programação em rede Algarve Central: “A presença das formigas”. Numa formação renovada em trio (Sara Vidal na voz e adufe, André Cardoso na guitarra clássica e Manuel Maio no violino, bandolim e voz), este projeto musical aborda as sonoridades tradicionais e populares com influências do jazz, música erudita e world music, num ambiente intimista e envolvente.
 
As tradições orais de Loulé estarão também em destaque em “A Voz da Terra”, a 23 de maio, pelas 17h00, no palco do Cineteatro. Em mais uma sessão “Dos sabores da cultura”. Partindo da antologia de CD de “Património Oral do Concelho de Loulé”, da autoria de Idália Farinho, Maria Aliete Galhoz e Isabel Cardigos, é apresentada uma mostra musical ao vivo, com a participação de vários informantes que estiveram envolvidos nas recolhas realizadas, acompanhada pela degustação de vários sabores locais.
 
No Auditório do Solar da Música Nova, a 6 de junho, pelas 21h30, acontece mais um momento “Off MED”, desta vez integrado no ciclo “Ilustres Desconhecidos”: projeto instrumental a solo Filho da Mãe&Cláudia Guerreiro – o alter-ego de Rui Carvalho, acompanhado pelo desenho digital em tempo real de Cláudia Guerreiro. 
 
Na reta final deste “Off MED”, a 19 de junho, pelas 21h30, Cristina Branco irá apresentar o seu último trabalho, “Eva”, num trabalho que teve residência em Loulé (Auditório do Solar da Música Nova) e em Copenhaga (Dinamarca), em 2019.