A Câmara Municipal de Loulé manifestou esta sexta-feira "o mais profundo contentamento pela elevação do Senhor Dom José Tolentino de Mendonça ao Cardinalato".
Segundo comunicado do Município, a nomeação anunciada "é de grande importância para todo o país", reforçando o seu peso no Colégio Cardinalício e representando o reconhecimento da presença da Igreja Católica na sociedade.
A Autarquia assume que "Loulé guarda com muito carinho e admiração a ligação de D. Tolentino de Mendonça à terra" que, segundo o próprio, começou através da obra da louletana Lídia Jorge.
No mesmo documento a edilidade realça que D. Tolentino de Mendonça "é uma grande figura da cultura portuguesa, poeta, filósofo, teólogo e moralista", tendo sido o primeiro premiado do Grande Prémio Literário Crónicas e Dispersos Literários Câmara Municipal de Loulé/ Associação Portuguesa de Escritores em 2016, ao qual se juntaram outros nomes do panorama literário e cultural português como Rui Cardoso Martins (2017), Mário Cláudio (2018) e Pedro Mexia (2019).
A obra “Que coisa são as nuvens”, livro que reúne as melhores crónicas do autor, publicadas na coluna semanal do Jornal Expresso, valeu-lhe este galardão atribuído em Loulé.