Sociedade

Câmara de Loulé oferece material escolar, livros e jogos sobre a ação climática

No arranque do ano letivo, o Município de Loulé disponibilizou vários recursos pedagógicos no âmbito da Política Local de Ação Climática, uma iniciativa que pretende sensibilizar as novas gerações para os problemas do clima.

PUB
O livro “CLIMAAT 100” foi distribuído a 1250 alunos do 1º ano. Trata-se de uma história infantil sobre alterações climáticas, passada no território do aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Algarvensis Loulé, Silves, Albufeira. Um livro desenvolvido com o propósito de informar e alertar de forma divertida para a problemática das alterações climáticas, com grande enfoque no concelho de Loulé.
 
Já os 1025 alunos do 5º ano receberam uma banda desenhada intitulada “O Jogo das Alterações Climáticas”. Da autoria de Bruno Pinto, Quico Nogueira e Nuno Duarte, esta BD segue a personagem Sofia e o seu irmão mais novo, Gabriel, residentes em Portugal, numa viagem de comboio pela Europa. Nesta jornada, Sofia procura recolher informações e ideias para um jogo que está a desenvolver sobre as alterações climáticas.
 
Por outro lado, cada escola do município recebeu um Jogo ODS, num total de 200 jogos distribuídos. A oferta do jogo tem como objetivo dinamizar momentos divertidos que sirvam para inspirar cada aluno a ser um agente de mudança face aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vista a apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo deste território e do Planeta.
 
A autarquia resssalva em comunicado, que volta a oferecer os cadernos de atividades aos alunos dos estabelecimentos escolares da rede pública do concelho, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário. Uma medida que representa um investimento municipal de 715 mil euros, beneficiando 9 mil alunos.
 
No documento, a Câmara recorda que Loulé foi pioneiro em termos da distribuição gratuita dos manuais escolares, pelo que, desde 2015, tem vindo a atribuir gratuitamente os manuais e livros de fichas, numa primeira fase aos alunos do 1.º ciclo, e desde 2019, em complementaridade com a política encetada pelo Governo, estendeu este apoio aos alunos de todos os ciclos. 
 
A autarquia confirma ainda, que continuará a oferecer aos alunos outros recursos para a atividade letiva, nomeadamente um dicionário para os alunos do 2.º ano, uma Gramática de Língua Portuguesa para os alunos do 3.º ano e as partituras necessárias para o ensino artístico especializado no Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado. São ainda abrangidos por esta medida os cadernos de atividades para os alunos com necessidades educativas e para os alunos de Português língua não materna.