Sociedade

Câmara de Loulé saúda criação da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve

Como parceiro estratégico da Universidade do Algarve, o Município de Loulé saudou a instituição académica pela decisão do seu Conselho Geral de propor a criação da Faculdade de Medicina.

PUB
 
Uma deliberação que segundo confirma nota da autarquia, "foi emanada da reunião realizada de 11 de setembro propondo que a Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve substitua o Departamento de Ciências Biomédicas, alargando o espetro da Universidade do Algarve em termos de oferta educativa e formativa, com novos cursos, em que se destacará, a licenciatura em Medicina".
 
Esta Faculdade foi assim aprovada por despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinado na passada sexta-feira, 20 de setembro.
 
Segundo a autarquia de Loulé, trata-se de uma iniciativa "há muito aguardada por todos os algarvios e que constituirá, seguramente, uma mais-valia pelos significativos benefícios que terá nos diversos setores - economia, sobretudo no que toca à atividade turística, ensino, investigação, saúde, entre outros – constituindo um passo significativo em termos da atração de mais estudantes e docentes à região".
 
Para os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé, na base desta decisão estão, entre outras iniciativas, as várias ações em curso no âmbito do projeto ABC - Loulé Active Life Health & Research, uma parceria cimentada em 2018 entre a Câmara Municipal de Loulé e o Algarve Biomedical Center e que aposta na inovação, em prol da ciência, e visa resolver várias lacunas existentes relacionadas com a investigação, proporcionando melhores cuidados de saúde a residentes e visitantes.
 
O conjunto de equipamentos e serviços que o ABC irá disponibilizar e a futura Faculdade de Medicina serão fatores decisivos para a afirmação de um “ecossistema de saúde regional”.