Sociedade

Câmara de Monchique contrapõe notícia afirmando que água que abastece o concelho é de “excelente qualidade”

A Câmara Municipal de Monchique, após notícias veiculadas na Comunicação Social sobre a “nota negativa” ou abastecimento “Insatisfatório” da distribuição de água esclarece num comunicado, que é responsável pela distribuição em baixa e abastecimento de água em todo o concelho.

PUB
 
A água que fornece tem cumprido todos os parâmetros de qualidade, com a percentagem de 99% de cumprimento dos valores paramétricos previstos na legislação em vigor, conforme consta o Relatório da ERSAR de 2013.
 
O mesmo comunicado adianta que na documentação verificada e disponível pela Entidade, presente no seu site na internet, não se verifica a informação veiculada na nota informativa da Lusa, nomeadamente a “nota negativa” ou abastecimento “insatisfatório”. 
 
A autarquia refere ainda que a notícia que saiu, induz em erro algumas pessoas que têm abordado os serviços autárquicos sobre a má qualidade da água ou do serviço que a Câmara Municipal presta. 
 
O comunicado da autarquia frisa que tal não é verdade, inclusive, orgulha-se de ter uma excelente água, cumprindo e superando todos os parâmetros exigidos e perspetivas temporais no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais 2007-2013 no país.
 
A água que a Câmara Municipal de Monchique fornece é de excelente qualidade, captada nas reservas de água, maioritariamente na zona da Foia, e distribuída numa rede que é acompanhada, diariamente por serviços técnicos desta edilidade. 
 
Acrescenta que a famosa água de Monchique reconhecida pela sua qualidade e frescura é a única da região e das poucas do país que é captada e distribuída pela respetiva Câmara Municipal.
 
O mesmo comunicado esclarece que se a questão do “insatisfatório” está associado ao isolamento de muitos locais na área geográfica do concelho, “informamos que esta inevitabilidade está a ser minorada por um significativo investimento de mais de 4,5 milhões de euros no aumento da rede de abastecimento e coleta de água residual doméstica em várias zonas do concelho”.