Sociedade

Câmara de Monchique lança projeto "único" para dar qualidade de vida a gatos

 
A Câmara Municipal de Monchique deu início ao projeto «Aqui há Gato», que tem como principal objetivo proporcionar as melhores condições para os animais de rua.

 
A Câmara Municipal, através do Gabinete Veterinário, diz em nota de imprensa, que tem efetuado um registo e controlo de colónias de gatos no sentido de reduzir as populações felinas silvestres, e é nesta perspectiva que surge este projeto que visa proporcionar as melhores condições e estratégias para proteger os animais quando fosse efetuada essa devolução. 
 
Este projeto começa assim a dar os primeiros passos com a colocação de abrigos em locais estratégicos, que vão permitir que os animais tenham uma casa e possam ser alimentados e cuidados de forma mais segura e higiénica.
 
Para a edilidade esta iniciativa ganha especial destaque quando se fala nas características dessas casas. Era fundamental que fosse efetuada uma devolução com bastante peso para que os animais não entrassem em risco e neste sentido surge o conceito de arte urbana.
 
Este projeto teve, assim, a colaboração do grafiter Helder Bambi da Style Spectrum que através de um workshop feito com jovens do concelho efetuou a transformação de 7 máquinas de lavar roupa, que depois foram colocadas em locais estratégicos e seguros.
 
 
Deste modo a autarquia lança o desafio à população para que possa “apadrinhar” este projeto, mantendo os locais limpos e alimentar os gatos com comida apropriada, zelando assim pela saúde pública e bem-estar animal. Não sendo de todo o objetivo de eliminar estas colónias, porque acabam por ter algum “contributo” na sociedade através do controlo de roedores, pretende-se limitar a sua reprodução e melhorar a qualidade de vida destes animais.