A Câmara de Monchique tem vindo a oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo residentes no município ou que frequentam as escolas do concelho.
Dado que o programa apresentado pelo Governo prevê o empréstimo dos manuais escolares, mas não inclui os cadernos de atividades e de fichas, nem os restantes componentes dos chamados packs pedagógicos, a autarquia pretende assumir os custos dos cadernos que não estão abrangidos pelo mesmo programa.
Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique salienta que “Mais do que nunca este apoio faz sentido, considerando toda a envolvência social e comunitária que a população está a viver. O acesso à educação e à igualdade de oportunidade continua a ser uma prioridade deste Executivo Municipal. Por isso, mais do que nunca esta ajuda às famílias faz todo o sentido.”
No eixo da educação, o Município lembra em nota enviada à comunicação social que garante outro tipo de apoios nomeadamente os transportes escolares em todo o concelho e para todos os níveis de ensino, isenções e mensalidades reduzidas na creche municipal, bem como bolsas de estudo para os estudantes universitários, em média 50 por ano letivo.
Numa altura em que se prepara o início de um novo ano letivo, e dadas as atuais "circunstâncias" que obriga a alterações significativas na forma de organização e funcionamento das escolas e também de todos os serviços afetos como os transportes, a Câmara de Monchique diz estar a trabalhar em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Monchique "de forma a dar todas as condições técnicas, físicas e sobretudo de segurança" para que as atividades letivas possam decorrer com a normalidade possível em contexto de pandemia, seguindo as regras em vigor determinadas pela Direção Geral de Saúde–DGS.