Economia

Câmara de Monchique tem orçamento de 21,6 ME em 2022

 
A Assembleia Municipal de Monchique aprovou o orçamento camarário para este ano, no valor de 21,6 milhões de euros, superior em cerca de 100 mil euros ao de 2021, anunciou hoje o município.

O orçamento apresentado pelo executivo liderado pelo socialista Paulo Alves foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal, na passada sexta-feira, com 11 votos a favor do PS e um da CDU e a abstenção dos seis eleitos pelo PSD.
 
Em comunicado, o município alega que o orçamento para 2022 foi elaborado “tendo como base de concretização, o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade”, assim como “linhas estratégicas bem definidas, associadas a um planeamento rigoroso dos investimentos”.
 
Segundo a autarquia, o documento pretende, ao mesmo tempo, “a promoção de respostas sociais de forma a assegurar e dar resposta a questões mais prementes e urgentes”, lê-se na nota.
 
A autarquia aponta “as pessoas, a habitação, saúde, educação, proteção civil e a rede viária”, como as principais áreas de investimento para este ano, refletindo “a concretização dos projetos que foram apresentados à população”.
 
Entre as prioridades apontadas pelo município estão ainda a beneficiação, pavimentação e sinalética da rede viária, a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a construção do centro de meios aéreos, a reabilitação da Escola Básica 2,3 Manuel de Nascimento e o projeto para um espaço multiúsos.
 
A modernização administrativa, digitalização, eficiência energética, ambiente e o investimento das redes de abastecimento de água e saneamento são outras das apostas do executivo municipal para 2022.
 
“Para o executivo municipal, este orçamento foi elaborado com propostas rigorosas, com caráter realista face aos recursos financeiros disponíveis, tendo sempre em vista os objetivos que foram traçados e propostos, e os interesses coletivos”, conclui a nota.
 
Lusa