Sociedade

Câmara de Olhão atribui apoio de 15 mil euros ao Carnaval de Moncarapacho

A autarquia de Olhão vai atribuir um apoio financeiro no valor de 15 mil euros ao Carnaval de Moncarapacho, para além de apoio técnico e logístico para a realização do mais antigo carnaval do Algarve.

 
De acordo com o presidente António Miguel Pina, “não podíamos deixar de dar este importante apoio financeiro, à semelhança do que temos feito nos últimos anos, a um evento que é uma tradição secular da terra e das gentes de Moncarapacho. Este apoio visa suportar os custos, quer com os animadores contratados, quer com as despesas que os grupos de voluntários têm anualmente na construção dos carros e na confeção das roupas”. 
 
António Miguel Pina reforça que “ainda assim, o maior valor - e esse é inestimável - é o da dedicação e esforço que todas essas pessoas demonstram, todos os anos, para manter vivo este que é o carnaval mais antigo do Algarve e que comemora 121 anos. Fica o meu agradecimento a todas essas pessoas, e à União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, pela organização”.
 
Conforme explica nota da Câmara de Olhão, o Carnaval de Moncarapacho remonta a 1899, com o desfile das estudantinas pelas ruas, com trajes de inspiração espanhola. O primeiro carro alegórico surgiu em 1913. A organização, que esteve a cargo da Santa Casa da Misericórdia entre 1948 e 1973, foi, então, assumida pela Junta de Freguesia de Moncarapacho com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, a partir dos anos 80.
 
Nesta edição, o Carnaval de Moncarapacho comemora 121 anos, e sai à rua nos dias 23 e 25 de fevereiro, com o desfile a começar às 15h00.