Economia

Câmara de Portimão anuncia obras de reabilitação urbana no Largo da Igreja Matriz

 
A execução da empreitada tem um custo estimado de 750 mil euros e aguarda aprovação por parte do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, que irá financiar 65% deste valor.

 
No âmbito da IV Semana da Reabilitação Urbana que decorreu entre os dias 11 e 13 de abril em Portimão, foi dado a conhecer em primeira mão o projeto de reabilitação urbana do Largo da Igreja Matriz de Portimão, cuja área de intervenção situa-se no coração da ARU- Centro Histórico de Portimão e abrange a área de proteção de dois imoveis classificados - Igreja Matriz e muralha de Portimão.
 
Para a autarquia este projeto vem, por um lado, reforçar a identidade do centro histórico e, por outro lado, eliminar um conjunto de barreiras físicas atualmente existentes que limitam a acessibilidade pedonal.
 
Prevê-se no âmbito desta intervenção de reabilitação urbana a reorganização do estacionamento automóvel, que passará a ocupar zonas periféricas à Igreja, "que desta forma não conflituam com a apreciação do monumento, bem como a pedonalização da Rua Bispo Dom António Castelo Branco, cujo acesso automóvel fica condicionado a carga e descargas, veículos de emergência e entidades competentes".
 
Por se situar numa zona de elevada sensibilidade arqueológica, o Município prevê que a intervenção terá uma forte componente a este nível, "que se traduzirá na execução de escavações arqueológicas prévias – manuais ou mecânicas - nos locais de maior sensibilidade , e de acompanhamento arqueológico permanente de todas as frentes de obra".
 
Uma obra levada a cabo em parceria com as diferentes entidades que exploram as infraestruras presentes na área e tem um prazo de execução, previsto, de oito meses.