A Câmara Municipal de Portimão escolheu o dia 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, para tornar público que o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes vai ser retomado e já este ano.
Segundo a autarquia “A criação do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes para além de constituir uma justa homenagem ao respetivo patrono, cuja vida e obra se encontram intimamente ligados a Portimão, ao Rio Arade, ao próprio Algarve, consubstancia iniciativa de especial relevância no âmbito da literatura nacional, a qual integra o nosso património cultural imaterial como Pátria e Povo.”
Este prémio pretende distinguir trabalhos inéditos, na modalidade novela com o objetivo de estimular a criação literária e, homenagear o grande escritor-Presidente, que nasceu em Portimão.
O Prémio destina-se a todos os autores nacionais, a cidadãos de países de língua oficial portuguesa, cidadãos comunitários e, ainda, a demais cidadãos estrangeiros com situação regularizada de permanência em Portugal. As obras terão de estar escritas em português e ser inéditas.
Em termos de prazos as obras deverão ser recebidas até ao próximo 17 de agosto na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, Rua Quinta do Bispo, 8500-729 Portimão.
O prémio para a obra vencedora será a edição de 300 exemplares da mesma, sendo que será também atribuído ao autor da obra vencedora um prémio monetário no valor de 500.00€ (quinhentos euros).
As Normas de Participação estão disponíveis em www.vivaportimao.pt e www.cm-portimao.pt