Economia

Câmara de Portimão investe 75 mil euros em luzes de Natal para ajudar a economia local

 
 
 
 
A Câmara Municipal de Portimão assume que a iluminação de Natal é um «contributo fundamental» para a dinamização do comércio tradicional nesta época do ano, em que muitas unidades fazem parte substancial da sua faturação.

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, visitou ontem ao final da tarde, a iluminação natalícia na cidade, dando início às celebrações da quadra festiva, que neste ano serão condicionadas pela covid-19.
 
Segundo explica nota do município, a autarca teve ocasião de falar com alguns empresários, a quem reforçou o empenho camarário no apoio à sua atividade económica durante esta crise epidemiológica, nomeadamente com o lançamento da campanha “Eu quero o meu Natal – Eu escolho cumprir”, cujo principal objetivo é sensibilizar a população para que cumpra as normas sanitárias de combate à pandemia, para que possa usufruir de uma época natalícia com a normalidade possível, ao mesmo tempo que convida as pessoas a comprarem as prendas no comércio local, de forma responsável e segura.
 
Para a autarquia este investimento na ordem dos 75 mil euros, «ganha maior relevância quando se verifica uma quebra acentuada no volume dos negócios». Para contrariar as perspetivas reservadas em termos de impacto económico, foi pensado um conjunto de iniciativas, entre as quais a distribuição aos consumidores pelos comerciantes de 2500 sacos reutilizáveis, com o logótipo da campanha, bem como a colocação de 130 platibandas à entrada das lojas das principais artérias comerciais da cidade com as frases “Eu quero o meu Natal – Eu escolho cumprir” e “Eu compro no comércio local”.
 
Apesar desta aposta, a câmara informa que reviu toda a sua programação de animação de natal, suprimindo iniciativas como a Pista de Gelo e Aldeia Natal, que devido ao aglomerado de pessoas que por norma provocam, seriam incompatíveis com as exigências de controlo e prevenção à pandemia covid-19, cujas verbas destes dois projetos, foram realocadas a iniciativas de apoio aos empresários que em breve serão apresentadas pela Câmara Municipal de Portimão.
 
Quanto às luzes decorativas, estarão acesas até aos Reis e abrangem as três freguesias do concelho, com particular atenção para a Praia da Rocha, a Praça da República e a zona da Praça Manuel Teixeira Gomes, sendo utilizadas lâmpadas de micro leds, caracterizadas pelo baixo consumo energético.
 
A autarquia destaca a bola gigante na Praça da República, «que gerará um espetáculo de luzes e música todos os dias», das 17h30 às 22h00, de meia em meia-hora. Também merecem realce a árvore de Natal, a prenda e o coração de grandes dimensões no Largo 1º de Maio, assim como o habitual presépio no Largo Dom João II, popularmente conhecido como Largo da Mó, composto por figuras em tamanho natural.