Saúde

Câmara de Portimão reforça equipamento da VMER do barlavento

Fotos - ULS Algarve
Fotos - ULS Algarve  
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve informa em comunicado que, reforçou, ontem, a capacidade operacional da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Barlavento, alocada ao Hospital do Barlavento Algarvio, devido à doação de novos equipamentos pela Câmara Municipal de Portimão.

PUB

O comunicado enviado ao Algarve Primeiro clarifica que, o equipamento doado consiste num conjunto de malas PAX, adequadas à organização e transporte do material de emergência e um ecógrafo portátil, «um instrumento de extrema utilidade na avaliação clínica pré-hospitalar e na melhoria da tomada de decisão médica em contexto de emergência».

Na cerimónia de entrega do equipamento, que decorreu no edifício dos Bombeiros Voluntários de Portimão, o presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, agradeceu o «facto da autarquia de Portimão, na pessoa do presidente Álvaro Bila, ter sido sensível ao pedido efetuado pelos profissionais de saúde», que irá melhorar as condições de trabalho dos profissionais.

Já Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, reconheceu o «trabalho e esforço» dos profissionais do INEM, demonstrando disponibilidade para colaborar no que for necessário para a melhoria da prestação de cuidados no concelho.

Em relação ao novo equipamento, o médico João Coucelo, diretor do Serviço de Urgência do Hospital do Barlavento Algarvio, realça o facto destas malas permitirem «uma melhor organização e, consequentemente, diagnósticos e orientação mais precoces e com isso a antecipação de cuidados e atitudes». Também Jorge Mimoso, médico na VMER do Barlavento, refere que ter um ecógrafo portátil «é acompanhar a evolução dos tempos». «Com estas malas estamos a dar um passo enorme no que diz respeito à organização do material, inclusive à sustentabilidade desse mesmo material, assim como a ergonomia para os profissionais», afirmou.

Na cerimónia estiveram ainda presentes a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Algarve, Ana Paula Gonçalves, o enfermeiro José Vieira dos Santos e a enfermeira Paula Franco, assim como os vereadores José Pedro Cardoso e Sandra Pereira da autarquia portimonense e Luís Mestre, comandante do Corpo de Bombeiros de Portimão e Coordenador Municipal de Proteção Civil.