Sociedade

Câmara de S. Brás de Alportel enaltece contributo de António Cabral na história local

Foto - CM São Brás de Alportel
Foto - CM São Brás de Alportel  
O Município de São Brás de Alportel aprovou a atribuição de um voto de louvor a António Cabral, em reconhecimento do trabalho que tem vindo a desenvolver no estudo e divulgação da toponímia da vila, bem como na valorização da cultura e da história locais.

PUB

Natural de Lourenço Marques, Moçambique, onde nasceu em 1950, António Carlos Macedo Pereira Cabral vive em São Brás de Alportel desde 1980. Ligado profissionalmente ao setor do turismo até 2004, cultivou a paixão pelas letras e pela escrita. Ainda em Moçambique, colaborou no «Pequeno Dicionário de Moçambique», com entradas sobre moçambicanismos, gírias e expressões idiomáticas.

Em 2016, iniciou uma investigação pioneira sobre a história toponímica do centro urbano de São Brás de Alportel. Fruto deste trabalho, publica desde 2017 a rubrica «Olhar a Toponímia» no jornal regional Notícias de S. Braz, reunindo já cerca de noventa artigos que revelam a origem dos nomes das ruas, a memória das personalidades, os factos históricos e os símbolos que marcam a identidade da vila, adianta nota do Município. 

A par deste trabalho, António Cabral publicou também a obra «À Mesa com Aquilino Ribeiro. Glossário Gastronómico e Termos Afins do Romance "Terras do Demo"», um estudo de 339 páginas apresentado recentemente na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro.

O voto de louvor agora atribuído «traduz o reconhecimento público deste cidadão que, de forma discreta, mas incansável, tem contribuído para preservar e dar a conhecer a história local, projetando o nome de São Brás de Alportel muito para além das suas fronteiras», lê-se na nota enviada ao Algarve Primeiro.