Sociedade

Câmara de São Brás de Alportel prestou homenagem a Walter Sulzer

Foto - CM São Brás de Alportel
Foto - CM São Brás de Alportel  
Em comunicado, o Município de São Brás de Alportel diz que «prestou sentida homenagem a Walter Sulzer», atribuindo o seu nome à rua onde viveu e onde ainda reside a sua esposa, «perpetuando a sua memória no mapa da vila».

PUB

O comunicado enviado ao Algarve Primeiro adianta que a atribuição toponímica «é um gesto simbólico que traduz o reconhecimento público pelo mérito, generosidade e contributo deste cidadão alemão que fez de São Brás de Alportel a sua casa e da música, uma ponte entre culturas, línguas e povos».

A cerimónia, realizada em outubro, foi conduzida pelo então presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, e pela presidente eleita, Marlene Guerreiro, contando com a presença da esposa, Paula Sulzer, de dois dos seus filhos, de alguns moradores da rua e de amigos da família, bem como de vários membros da comunidade local que se associaram a este momento.

Segundo a autarquia, Walter Sulzer, natural de Leutkirch, na Alemanha, onde nasceu em 1938, estudou música sacra e órgão, tendo sido organista e maestro do coro de igreja em Weingarten durante 15 anos. O seu percurso como professor da Escola Alemã levou-o a diferentes países, onde fundou e dirigiu diversos grupos corais. Foi durante a sua direção da Escola Alemã de Beja que conheceu Portugal e descobriu em São Brás de Alportel o lugar ideal para viver após a reforma. A partir de 2002, já como residente permanente, passou a dedicar o seu tempo e talento à comunidade local, de forma voluntária.

Entre as suas iniciativas, o município destaca a cooperação entre a Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel e a Biblioteca Pública de Ülm, à qual ofereceu centenas de livros e até um piano. Fundou o Coro dos Amigos do Museu e o grupo de câmara “Canticorum”, dedicados à música renascentista e barroca, tendo também introduzido o repertório português desses períodos e colaborado com universidades e instituições de referência, como a Fundação Calouste Gulbenkian.

Walter Sulzer tornou-se uma figura incontornável da vida cultural são-brasense. «Através da música, promoveu o encontro de culturas e a amizade entre povos, envolvendo residentes de várias nacionalidades e despertando em todos o gosto pelo património musical português», lê-se no comunicado. 

Deste modo, Walter Sulzer foi distinguido, a 1 de junho de 2014, com a insígnia municipal de valor e altruísmo, no âmbito das comemorações do centenário do Município de São Brás de Alportel.

A nova Rua Walter Sulzer representa, para a autarquia, «um gesto de reconhecimento, constituindo um tributo à memória de um homem que dedicou a sua vida à arte, à partilha e ao engrandecimento da comunidade são-brasense. Uma homenagem que também se pretende estender à comunidade estrangeira residente, que muito contribui para o desenvolvimento económico e para o engrandecimento cultural do concelho», regista o comunicado divulgado.