Com a aprovação da proposta apresentada pela autarquia, o Município passou a ser responsável pela gestão do edifício público, que está situado na Estrada Nacional 2, no km 714, no Sítio das Bicas da Serra, mediante um acordo assinado entre o Município e o Estado Português.
Em nota enviada ao Algarve Primeiro lê-se que, este acordo enquadra-se na legislação que permite aos municípios cuidar dos prédios públicos que não estejam a ser usados, para que não fiquem ao abandono. A antiga Casa de Cantoneiros é a única localizada no concelho.
O imóvel fazia parte de uma lista oficial de prédios públicos que estavam sem utilização. Depois do município mostrar o seu interesse e apresentar um plano para valorizar o espaço, o Estado autorizou no decurso de 2025, a transferência da gestão para a Câmara.
Com esta decisão, «São Brás de Alportel reforça o seu compromisso em proteger o património local e em usar os recursos públicos de forma mais eficiente, pensando sempre na comunidade», salienta a publicação enviada ao nosso jornal.
Com recurso a uma candidatura a apresentar ao Programa Comunitário Portugal 2030, o município pretende reabilitar o edifício e reconverter para criar um espaço de acolhimento em plena serra do Caldeirão, «que proporcione uma agradável paragem para degustar os sabores tradicionais, conhecer os produtos locais, integrando uma pequena unidade de alojamento, ponto de informação turística e espaço polivalente para dinamização de atividades», reforça a autarquia.
Este novo espaço integra-se na estratégia municipal de valorização da Rota da EN2, em complemento à Casa Memória da EN2, que celebra hoje 5 anos sobre a sua abertura, destaca a mesma nota.