Sociedade

Câmara de Silves apostada em alargar rede de autocaravanismo e erradicar espaços ilegais

 
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) está a realizar reuniões com os Municípios que integram unidades da RAARA - Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo da Região do Algarve, para avaliar as consequências da pandemia e avaliar o desenvolvimento no setor.

 
De acordo com a CCDR, no passado dia 30 de julho teve lugar uma reunião de trabalho do executivo da Câmara Municipal de Silves com a Direção de Serviços de Desenvolvimento Regional (DSDR) da CCDR Algarve, com o objetivo de efetuar um ponto da situação relativo ao tema do autocaravanismo, avaliar os impactos da pandemia neste segmento do turismo, e concertar ações a desenvolver a curto e médio prazo.
 
Em comunicado, a entidade refere que no município de Silves estão localizados 10 dos 33 espaços legais para acolhimento de autocaravanas que integram a Rede. 
 
Entre os temas abordados, a CCDR destaca a resposta "muito positiva e construtiva" da autarquia durante o estado de emergência, e posterior situação de calamidade, no que respeita à abordagem ao autocaravanismo.
 
Foi também reiterada a intenção do executivo no sentido de prosseguir a sua estratégia de dotar o município de espaços legais para o acolhimento de autocaravanas, quer seja pela criação de oferta pública nos espaços de baixa densidade, quer pela recetividade às intenções da iniciativa privada.
 
A implementação da sinalética específica para o autocaravanismo, recentemente homologada, será também uma das tarefas que os serviços do Município irão desenvolver a breve prazo, no sentido de poder contribuir para a identificação dos espaços legais que integram a Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo da Região do Algarve.
 
O executivo municipal manifestou ainda a intenção de erradicar os focos de autocaravanismo ilegal ainda existentes no território.