A autarquia diz em nota enviada ao Algarve Primeiro que, «esta distinção reconhece as boas práticas, projetos, ações e políticas que contribuem para um território mais resiliente e sustentável».
Os resultados foram tornados públicos na passada sexta-feira, 12 de dezembro, em Mafra, durante a cerimónia de entrega da Bandeira Verde ECOXXI, promovida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). A Câmara Municipal de Vila do Bispo esteve representada pelo vice-presidente, Luís Paixão, que recebeu o diploma.
Na edição de 2025 do ECOXXI, candidataram-se 61 municípios, tendo sido distinguidos 60 pelas boas práticas ambientais desenvolvidas ao longo de 2024.
O Programa ECOXXI, avalia o desempenho ambiental dos municípios com base em 21 indicadores de referência, que incidem sobre áreas consideradas fundamentais para a sustentabilidade local, nomeadamente: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil, Instituições, Conservação da Natureza, Ar, Água, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Turismo e Ordenamento do Território, explica a missiva.