Sociedade

Câmara Municipal de Albufeira comemora Dia Mundial do Coração com caminhada saudável

A Câmara Municipal de Albufeira comemora o Dia Mundial do Coração com uma caminhada saudável, no próximo dia 25 de setembro, com partida às 19h00 na Pista das Açoteias.

PUB
Integrada nas atividades do GAJ – Gabinete de Apoio à Juventude, a iniciativa vai reunir um número limitado de participantes, atendendo ao contexto epidemiológico do momento. Será uma caminhada ao ar livre entre os pinheiros das Açoteias, explica a autarquia, onde os participantes vão iniciar a caminhada em grupos de até 10 pessoas, com cerca de 5 minutos de separação entre grupos, e com o mapa do percurso, para tentar assegurar o distanciamento entre participantes.
 
O Dia Mundial do Coração é uma comemoração da Federação Mundial do Coração, coordenada em Portugal pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, que pretende sensibilizar para a importância de um coração saudável, e de como cuidar e promover a saúde deste órgão através da adoção de estilos de vida saudáveis. 
 
A participação nesta caminhada é gratuita e compreende um percurso de cerca de 10 quilómetros que podem ser percorridos em marcha moderada ou corrida, em piso de terra.
 
O autarca José Carlos Rolo diz que: “Este é o dia perfeito para começarmos todos a pensar em aumentar a nossa saúde cardiovascular e o nosso bem-estar, dado que vivemos um tempo de elevado sedentarismo” e lança o repto «para que deixem os hábitos tabágicos e que aproveitem precisamente este dia, com ou sem caminhada, para o fazerem. É mesmo necessário o exercício físico e uma alimentação mais saudável para fortalecermos um dos órgãos mais complexos, que é o coração».