Encontra-se atualmente a decorrer em Aljezur, em instalações cedidas pela Câmara Municipal dois cursos de formação profissional: Roteiros Turísticos + Empreendedorismo e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com uma carga horária de 225 e 200 horas de formação respetivamente e que integram um total de 45 formandos/as em situação de desemprego. Ambos os cursos tiveram início a 20 de dezembro de 2013 e estarão concluídos no início de março de 2014.
Estas ações decorrem de um acordo de cooperação, assinado no passado mês de novembro de 2013, entre Associação Vicentina e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP no âmbito da medida Vida Ativa, medida que pretende reforçar a qualidade e celeridade das medidas ativas de emprego.
Enquanto o curso de TIC integra módulos específicos relacionados com informática, o curso Roteiros Turísticos + Empreendedorismo incide na aquisição de competências em áreas relacionadas com a animação turística, a dinamização e condução de atividades de animação em contexto turístico e a realização de propostas de itinerários e circuitos turísticos, visando potenciar o empreendedorismo através da aquisição de conhecimentos sobre instrumentos para a criação de projetos e empresas turísticas.
O Município de Aljezur refere que tem um papel determinante no contributo atribuído ao desenvolvimento destes dois cursos através da disponibilização de condições físicas e logísticas, nomeadamente de duas salas de formação equipadas nas instalações da antiga Escola Básica 2,3 de Aljezur, edifício onde atualmente funcionam parte dos serviços do Município.
Complementarmente e no sentido de promover um contacto direto com alguns operadores turísticos bem como o conhecimento do património ambiental e cultural do concelho, o Município de Aljezur tem disponibilizado transporte para a realização de algumas saídas integradas no curso de Roteiros Turísticos + Empreendedorismo, bem como visitas gratuitas ao Museu do Mar e da Terra da Carrapateira.