Sociedade

Câmara Municipal de Lagoa promove mais uma conferência no âmbito do Projeto MuCid

No passado dia 12 de setembro, no promontório de Nossa Sr.ª. da Rocha, Porches, a Câmara Municipal de Lagoa promoveu uma conferência no âmbito do projeto MuCid − museu da cidadania e dos movimentos sociais, intitulada “Um programa de ação: transmitir o saber fazer, preservar a memória e lutar contra a corrente” pelo Prof. Filipe Themudo Barata, coordenador da Cátedra UNESCO em património imaterial, da Universidade de Évora.

PUB
 
Uma sessão aberta pela Vereadora da Cultura, Ana Martins, que apresentou o projeto MuCid - Museu da Cidadania e dos Movimentos Sociais, e o integrou na estratégia cultural que está a ser implementada em Lagoa, onde as questões da cidadania são estruturantes. Aproveitou ainda para, ressalvar a importância do património cultural e, em particular, do santuário de Nossa Sr.ª da Rocha, para um desenvolvimento sustentável.
 
Paulo Lima, antropólogo e coordenador do projeto, apresentou, de forma breve, o MuCid e o conferencista.
 
A 28 de setembro, pelas 17h00, acontece mais uma conferência MuCid, a realizar no Auditório Carlos do Carmo, cujo tema será “História Oral e Movimentos Sociais”, que será proferida pela Prof.ª Luísa Tiago de Oliveira, do ISCTE-IUL.
 
Recorde-se que o MuCid – museu da cidadania e dos movimentos sociais é um projeto em curso e será instalado nos antigos Paços do Concelho de Lagoa, cuja abertura prevê-se para 2021, após obras de valorização no edifício que foi uma ermida construída no último quartel do séc. XVIII, e que em 1859 foi adquirida pela Câmara Municipal de Lagoa para aí instalar a casa da cidadania lagoense.