Sociedade

Câmara Municipal de Loulé manifesta "consternação" pela morte de João Moz Carrapa

João Moz Carrapa (CM Loulé)
João Moz Carrapa (CM Loulé)  
Numa nota publicada, a Câmara Municipal de Loulé manifesta consternação pela morte de João Moz Carrapa, deputado constituinte em 1975 e que exerceu as funções de vereador na Câmara Municipal de Loulé.

PUB

“É com pesar que vimos partir um dos homens que ficará na memória da nossa vida coletiva, que deu o seu contributo para a consolidação do processo democrático, deixando um legado político e social em Loulé, o concelho que escolheu para viver e exercer a sua atividade profissional. João Moz Carrapa transportou os valores democráticos para a esfera municipal, e para a ação política local, no exercício das suas funções como vereador nesta Autarquia. Foi um homem bom, reto, empenhado na causa pública”, afirma o autarca Vítor Aleixo.

À família enlutada, o Município de Loulé expressa "profundos sentimentos". 

No documento, o Município diz que «João Francisco de Oliveira Moz Carrapa era natural de Lisboa (18 de janeiro de 1942), mas vivia há muitos anos no concelho de Loulé, em Vilamoura. Foi aqui que desenvolveu a sua atividade profissional como topógrafo, ao serviço da empresa Lusotur.

Foi um dos deputados à Assembleia Constituinte de Portugal (1975-76), em representação do Partido Socialista, pelo círculo eleitoral de Faro, em substituição de Luís Filipe Madeira. Nesse sentido, foi um dos parlamentares a quem coube a honra de votar a elaboração da Constituição da República Portuguesa de 1976.

Ao nível do poder local, foi vereador na Câmara Municipal de Loulé entre 1975 e 1979, com os pelouros dos “Jardins e Instrução”, na equipa presidida por António Maria Andrade de Sousa.

Recebeu o título de “Deputado Honorário”, atribuído pelo plenário da Assembleia da República, a 31 de março de 2016, por relevantes serviços prestados na defesa da instituição parlamentar no exercício do seu mandato de deputado à Assembleia Constituinte. 

A 28 de novembro de 2014 esteve presente no Cineteatro Louletano para participar na sessão “Grandes Testemunhos: O Arco da Eleição”, iniciativa integrada no programa comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril. Todos os deputados eleitos para a Assembleia da República ou para o Parlamento Europeu pelo Círculo Eleitoral do Algarve ou outro, naturais de Loulé ou que assumiram esta terra como sua, foram os convidados desta iniciativa».