Saúde

Câmara Municipal de Portimão e CHUA abrem "em breve" novo espaço de cuidados de saúde mental ao serviço da população

Fotos|CM Portimão
Fotos|CM Portimão  
 
 
 
O ministro da saúde, Manuel Pizarro, que ontem se deslocou ao Algarve no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta”, visitou o novo espaço cedido pela Câmara Municipal de Portimão à Equipa Comunitária de Saúde Mental de Portimão e Lagoa e Unidade de Psicogerontologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve que em breve estará de portas abertas para prestar cuidados de saúde mental à comunidade.

Em comunicado, a autarquia avança que o novo espaço de cuidados de saúde mental está localizado no Parque de Saúde da Misericórdia (junto ao Centro de Saúde de Portimão), num edifício arrendado pela Câmara Municipal de Portimão à Santa Casa da Misericórdia e cedido ao CHUA ao abrigo do acordo de cooperação, aprovado em reunião de Câmara de dia 4 de janeiro deste ano, para o funcionamento da Equipa Comunitária de Saúde Mental.
 
O Município de Portimão, no âmbito do acordo, assegura não só as instalações como as obras realizadas para a organização do espaço, bem como todos os recursos materiais e as despesas inerentes ao bom funcionamento do equipamento. Cabe ao CHUA assegurar não só os recursos humanos como também os materiais necessários para atividades de reabilitação e procedimentos de enfermagem.
 
De acordo com o estabelecido, fazem parte dos objetivos da equipa comunitária de Saúde Mental promover a reabilitação e reintegração das pessoas, desenvolver estratégias de promoção da saúde mental e prevenção da doença; organizar um programa integrado para doentes mentais graves; avaliar e intervir em situações de crise para além de assegurar a consulta externa desenvolvida pelos vários profissionais, psiquiatra, psicóloga, enfermeiro, assistente social e terapeuta ocupacional e o serviço de psicoterapias e acompanhamento psicológico individual, psicoterapia de grupo; bem como a visita domiciliária e intervenções comunitárias centradas no utente, elenca o Município.
 
Ao nível da Unidade de Psicogerontologia está previsto que sejam desenvolvidas estratégias para diagnóstico precoce de demência; assegurar aos utentes/família com diagnóstico de demência o acesso a serviços habilitados e os cuidados adequados à sua situação e também assegurar a prestação de cuidados de qualidade, capacitar o cuidador de estratégias para cuidar do utente com demência, entre outras valências. 
 
A anteceder a visita, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma reunião de trabalho entre o ministro de Saúde e a presidente da Câmara Municipal de Portimão onde foram identificadas algumas das necessidades sentidas na área da saúde.
 
 
Seguiu-se ainda uma visita ao Centro de Saúde de Portimão e à Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.