Economia

Câmara Municipal de Silves aprovou orçamento que prevê 22 milhões de euros de investimento

 
O Município de Silves aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para o ano de 2022, com os votos a favor da vereação CDU (4) e a abstenção dos vereadores do PSD (2) e do PS (1).

Em moldes gerais, o Município refere em comunicado que o orçamento para o próximo ano, atinge o montante global de 58,2 milhões de euros. As receitas correntes previstas totalizam 49,5, milhões de euros e as despesas correntes 34,9 milhões de euros, gerando uma poupança no valor de 14,6 milhões permitindo reforçar a capacidade de investimento. 
 
Por sua vez, o investimento ultrapassa os 22 milhões de euros, contemplando projetos e obras, repartidas pelo conjunto de freguesias. Para a autarquia, «o combate às consequências das alterações climáticas e a eficiência hídrica mobilizam importantes recursos» deste orçamento.
 
Quanto às transferências, ultrapassam os 3 milhões de euros, para as Corporações de Bombeiros, Juntas e Uniões de Freguesia, Escolas, Associações, Coletividades e Instituições.
 
A Câmara realça ainda, que o orçamento para 2022, «acomoda diversas medidas de promoção da economia local e de apoio social, bem como políticas amigas do cidadão e do contribuinte, traduzidas na taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e na adoção do IMI familiar com redução de taxas para os agregados com 1, 2 e 3 descendentes».
 
A proposta de orçamento será, ainda, submetida à Assembleia Municipal, durante este mês.