Sociedade

Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel inauguram requalificação de fonte e lavadouro

 
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel inauguram no próximo dia 2 de fevereiro, pelas 16h00, as obras de requalificação da Fonte da Mesquita e do Lavadouro da Mesquita Alta.


Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria que dá continuidade ao programa "Memórias da Terra" que o município tem vindo a desenvolver, e que tem permitido, nos últimos anos, requalificar um conjunto de espaços, como a Fonte Nova e Lavadouro, no Centro Histórico da vila; a Fonte Velha, no sítio de Mealhas ou o Poço Madruga, na zona Serrana do concelho, salienta nota do Município.
 
A requalificação da Fonte da Mesquita, resultou de uma candidatura a apoios comunitários, apresentada em parceria pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, respetivamente ao PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal) no âmbito da operação de apoio à renovação de aldeias, programa coordenado a nível regional pela Associação IN LOCO. 
 
As obras de adjudicadas à empresa J.G. Benedito, Lda. pelo valor aproximado de 50.000,00 euros incluíram trabalhos de reparação do Lavadouro existente, nomeadamente a substituição da cobertura por uma estrutura em madeira e telhas cerâmicas da região; definição de novos pavimentos e delimitação da rede viária com vista a uma circulação pedonal e rodoviária mais eficiente e segura; plantação de árvores; instalação de novo mobiliário urbano; sinalização vertical e horizontal; e ainda execução da rede de pluviais e da rede de rega.