Informação enviada ao Algarve Primeiro adianta que, na ocasião vão estar os presidentes das duas autarquias. Criada a 2 de fevereiro, a Associação de Municípios da Ria de Alvor pretendeu ser uma plataforma de cooperação entre os dois municípios, com o objetivo de "proteger e valorizar aquele território comum, promovendo o seu uso sustentável, a conservação ecológica e o desenvolvimento económico e cultural. Por diversas contingências, o funcionamento da associação veio a ser interrompido".
Atualmente, as Câmaras Municipais de Portimão e Lagos partilham uma visão estratégica convergente para o futuro da Ria de Alvor, assumindo como prioritária a retoma de uma gestão conjunta daquele património natural.
De acordo com o Município de Portimão, a carta de intenções a subscrever estabelece as bases para um novo ciclo de cooperação, "centrado na gestão integrada e sustentável do território, na valorização ambiental e identitária da Ria, na compatibilização responsável dos usos, no reforço do conhecimento científico e na criação de instrumentos de conservação e valorização ambiental".
Com esta assinatura, os autarcas de Lagos e Portimão reafirmam a vontade de reforçar o compromisso com a proteção e valorização de uma das mais importantes zonas húmidas do Algarve.