A Associação Casa Museu José Pinto Contreiras, no sítio dos Gorjões, concelho de Faro, lançou na quinta-feira, o livro de poesia "A Caminhada de Uma Vida" de autoria de Ildo Cavaco Guerreiro, numa homenagem à poesia e cultura popular da região.
Autodidata, Ildo Guerreiro tem vindo a partilhar o seu talento nos jornais mensais "O Sambrasense" e "Noticias de S. Bráz", espaços onde publica poemas de inspiração no seu quotidiano familiar, vivências e tradições da região.
A compilação destes trabalhos, divulgados nos jornais locais de São Brás de Alportel, terra escolhida para constituir família há muitos anos atrás, ganhou forma de livro para chegar a novos públicos.
Na simplicidade com que retrata a vida, Ildo Guerreiro preserva a memória de tempos passados em poemas que preservam para a posteridade as tradições, usos e costumes da sabedoria popular.
Esta obra inédita "A Caminhada da minha Vida", apresentada nos Gorjões, terra natal de Ildo Guerreiro, contou com a apresentação de Carla Mateus, com breves momentos musicais, interpretados por Hélio Gonçalves no piano. A sessão contemplou ainda as intervenções do presidente da Associação Casa Museu José Pinto Contreiras, e autor do prefácio Adolfo Contreiras, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Sérgio Martins, da vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro e do contributo do autor.
Natural de Gorjões, Santa Bárbara de Nexe, Ildo Cavaco Guerreiro completou recentemente 80 anos de vida, data que assinala de forma especial com o lançamento do seu livro de poesia "A Caminhada da minha vida". Casado com a são-brasense Rosa Maria Guerreiro, com quem constituiu família, Ildo Guerreiro é pai de dois filhos, dos quais tem três netos.
A natureza e os afazeres do campo fazem parte das suas rotinas a par do apoio à família, e dos tempos livres dedicados à sua paixão...a poesia popular.