Sociedade

Campanha 100% Cool no Algarve com resultados positivos

No âmbito das campanhas 100% Cool deste verão, realizadas no âmbito das operações da Guarda Nacional Republicana, mostraram jovens condutores mostraram estar cada vez mais conscientes da importância de não consumir álcool quando vão conduzir, ou de o fazer de forma moderada

PUB
 
De um total de três centenas de jovens fiscalizados em cinco ações 100% Cool, que durante agosto decorreram em Albufeira e Vilamoura, numa parceria entre a ANEBE e a GNR, mais de 220 não revelaram álcool no sangue ou conduziam dentro dos limites legais, o que reforça os padrões de descida no consumo de álcool por parte dos condutores portugueses com idades entre os 18 e os 30 anos.
 
“Assistimos este ano a um fenómeno crescente e muito positivo, que é o de grupos de jovens que saem juntos e elegem um deles como condutor, que pura e simplesmente não consome bebidas alcoólicas. Isto revela uma consciência muito saudável sobre os perigos de juntar o consumo de álcool à condução” refere o Secretário-geral da ANEBE, Mário Moniz Barreto.
 
Para este responsável “os jovens condutores portugueses estão cada vez mais consciencializados para a necessidade de não consumir bebidas alcoólicas quando vão conduzir e os resultados das ações 100% Cool deste verão no Algarve confirmam esta realidade”, reforçando a importância destas campanhas de sensibilização para a redução dos padrões de consumo do álcool entre os jovens portugueses: “a campanha 100% Cool procura evitar o lado repressivo, apostando na educação, motivação e responsabilização dos jovens para um consumo moderado de álcool. 
 
Deste modo, os novos prémios Galp Energia que este verão foram atribuídos serviram sobretudo para lhes mostrar que estão no bom caminho com estes comportamentos e que estão a contribuir para o seu bem-estar, para o bem-estar dos outros e para uma vida em sociedade mais positiva”.
 
As cinco ações 100% Cool de verão que a ANEBE realizou no Algarve decorreram entre os dias 2 e 24 de agosto, em Albufeira e em Vilamoura, em campanhas de fiscalização noturnas e diurnas. Em termos globais foram fiscalizados 316 condutores com idades entre os 18 e os 30 anos, com um total de 224 a encaixar no perfil “Condutor Designado 100% Cool”, sem qualquer consumo de álcool, o que representa uma ampla maioria face ao total de jovens condutores que fizeram o “teste do balão”.
 
“Este é um trabalho que nunca está feito e, dessa forma, a ANEBE vai continuar a apostar nesta e noutras campanhas de prevenção dirigidas sobretudo aos jovens, mas não só” conclui Mário Moniz Barreto.