Desporto

Campeão da Volta a Portugal em Bicicleta homenageado na sua terra natal

 
 
 
 
Pais do atleta
Pais do atleta  
 
A autarquia de Tavira, homenageou esta quarta-feira o grande vencedor da 81ª Volta a Portugal Santander, o tavirense João Rodrigues da W52 - FC Porto.

 
A prova que terminou no domingo no Porto, ditou que João Rodrigues e Joni Brandão, fossem os grandes protagonistas da última etapa, pois estavam à partida empatados, e só o percurso entre Vila Nova de Gaia e o Porto decidiu o vencedor da Volta 2019.
 
Na linha de meta, o relógio marcou 27 minutos e 31 segundos para o jovem algarvio, João Rodrigues, que um dia pensou ser futebolista, mas “por obra e graça do destino” veio parar ao ciclismo.
 
A acompanhar o campeão, estavam além dos seus pais, os colegas de equipa Ricardo Mestre e Samuel Caldeira, e muitos adeptos do ciclismo que encherem o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
 
Ao Algarve Primeiro o Presidente da Câmara Municipal de Tavira não escondeu o «orgulho num jovem que nós vimos crescer como atleta e profissional que chega aos 24 anos a vencer a Volta a Portugal».
 
Ao mesmo tempo, Jorge Botelho diz-se muito satisfeito «também com o prestígio que este prémio confere a uma terra que tem o ciclismo como tradição». Para o autarca, «ser de Tavira e amar o ciclismo é a base para tudo, não importam os clubes, mas sim o feito alcançado por um filho da terra».
 
Para o autarca, «o João teve um comportamento brilhante, é um digno vencedor da Volta a Portugal». Com esta homenagem, a Câmara reuniu-se em torno deste feito, «decidiu distinguir o atleta e a sua respetiva família e, é este percurso que nós queremos continuar».
 
O vencedor da Volta a Portugal não escondeu a felicidade em ter chegado ao pódio, não deixando, no entanto, de dividir o prémio com os seus dois colegas de equipa, «se não fosse o Ricardo Mestre e o Samuel Caldeira, teria tido muitas mais dificuldades em conquistar este resultado, por isso a minha vitória também é deles».
 
João Rodrigues disse ter feito «o trabalho de casa» no que toca à preparação para esta competição, «trabalhei bastante para estar a um bom nível e, felizmente consegui estar bastante bem».
 
O atleta disse não ter sentido pressão de ter de vencer a volta, «vinha como braço direito dos líderes e consegui tirar partido dessa situação», confidenciou.
 
João Rodrigues referiu ainda que, esta vitória representa o auge da sua carreira. Ser vencedor da Volta a Portugal é algo que sempre ambicionou, recordando que, «quando era mais novo, ficava vidrado nesta competição e sempre desejei chegar a este nível. Hoje poder estar aqui com a camisola amarela, é muito bom, ganhar perante os adeptos do Porto e estar no meio daquele mar de gente, foi um gosto muito especial», confessou.
 
Com a ambição de evoluir e tentar aprender com os mais velhos, «como tenho feito até aqui, será o meu ponto de partida para a próxima época».
 
Nas mesmas declarações, o jovem agradeceu à autarquia de Tavira pela homenagem e evidenciou o apoio dos pais que tem sido uma marca importante para fazer mais e melhor.