Tem o seu início este sábado o Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Algarve, prova que mobiliza 19 clubes e cerca de meio milhar de praticantes, com o vencedor a assegurar o direito à participação, na campanha 2014/15, no Campeonato Nacional de Seniores, prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol.
Oito dos emblemas participantes (Imortal, Lusitano, Silves, Padernense, Almancilense, Moncarapachense, Lagoa e Faro e Benfica) já se sagraram campeões do Algarve, em diferentes períodos dos seus percursos, mas não são os únicos com experiência em competições nacionais, já que os Armacenenses, Guia e Castromarinense já participaram na Taça de Portugal.
Sem qualquer experiência nas provas de âmbito nacional, 11 Esperanças, Culatrense, Odiáxere, Internacional de Almancil, Aljezurense, Quarteira, Monchiquense e Figueirense completam o lote de participantes na 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Algarve, sendo este último clube, com sede na aldeia da Figueira, no concelho de Portimão, estreante na prova.
A jornada inaugural inclui vários jogos de grande cartaz, com os duelos Lagoa-Imortal e Lusitano-Moncarapachense, com duas formações que desceram da 3.ª Divisão (entretanto extinta) a receberem conjuntos que lutaram pela subida até às jornadas finais.
Destaque, ainda, para a partida entre o Faro e Benfica e o Culatrense, que envolve duas formações do concelho de Faro, com a rivalidade inerente.
O Monchiquense recebe o Figueirense, apadrinhando assim a estreia oficial desta última formação, e completam a ronda os encontros Internacional de Almancil-Armacenenses, Odiáxere-Guia, Padernense-Silves, Quarteira-Aljezurense e Castromarinense-11 Esperanças.
Algarve Primeiro