Desporto

Campeonato da Europa de Pista: Daniela Campos sexta classificada na corrida por pontos

 
A algarvia Daniela Campos, conseguiu hoje o melhor resultado português no Campeonato da Europa de Pista, em Munique, Alemanha, sendo a sexta classificada na corrida por pontos.

A prova de 125 voltas – 25 quilómetros – desenrolou-se de modo frenético, com ataques e ritmo muito forte desde as voltas iniciais. A corredora portuguesa optou por não ir ao choque, controlando as forças para bater-se pelo melhor resultado possível.
 
Perto do final da primeira metade da prova, Daniela Campos atacou, tentando explorar o desgaste das ciclistas que estiveram envolvidas nas movimentações iniciais, mas a fuga da portuguesa não resultou.
 
Diferente resultado teve a segunda movimentação da representante de Portugal. A 37 voltas do termo da corrida, Daniela Campos saiu do pelotão, integrando um sexteto que conseguiria dobrar o grupo principal. Somou, assim, os 20 pontos com que terminaria a prova, no sexto lugar, ou seja, no primeiro terço da classificação.
 
“Estou muito contente com o meu resultado, numa corrida dura, porque foi muito atacada desde o início. Fiz a corrida a controlar o melhor possível, perante adversárias muito fortes. Houve algumas falhas da minha parte, mas fazem parte do processo de aprendizagem”, reconhece Daniela Campos.
 
O selecionador nacional, Gabriel Mendes, também destaca o percurso de formação que ainda está a ser percorrido pela ciclista, que “ainda está em fase de aprendizagem para este nível de exigência para que no futuro possa competir com mais recursos técnicos e táticos no mais alto patamar”.
 
A belga Lotte Kopecky, campeã Mundial em título, sagrou-se campeã europeia, com enorme superioridade. Conquistou a medalha de ouro com 85 pontos, mais 32 do que a segunda classificada, a italiana Silvia Zanardi. A terceira, com 47 pontos, foi a francesa Victoire Berteau.
 
FPC/Algarve Primeiro