Sociedade

Campo Escutista de Tavira acolheu 2ª edição do servYcet com atividades e surpresas

O Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas informa que, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, acolheu a segunda edição da servYcet, no Campo Escutista de Tavira (CET) localizado na Mata Nacional da Conceição de Tavira, gerido pelo referido agrupamento e inseriu-se nas comemorações dos 100 anos do Corpo Nacional de Escutas, que se assinala no próximo ano.

PUB
A atividade que teve como finalidade prestar serviço ao Campo Escutista de Tavira, foi destinada a todos os escuteiros da IVª secção que engloba os jovens dos 18 aos 22 anos, tendo contado com a participação de caminheiros e dirigentes dos agrupamentos do 98 - Faro, 100 - Tavira, 173 - Lagos, 413 - Ferragudo, 598 - Armação de Pêra, 714 - Albufeira, 1174 - Boliqueime, 1200 - Quelfes, 1201 - Conceição de Faro, 1339 - São Bartolomeu de Messines e também da Iª companhia de Guias de Tavira, num total de 41 participantes.
 
Durante o dia de sábado, os grupos foram divididos em serviços ao Campo Escutista de Tavira, nomeadamente a construção da arena principal de fogo de conselho, a construção da arena secundária de fogo de conselho, a vedação do lago e a construção de um alpendre para lenha.
 
O domingo ficou marcado por um momento intergeracional com a Associação Lado a Lado de Tavira, cujos séniores de várias idades, foram passar uma manhã com os escuteiros.
 
Refere o mesmo agrupamento que, o Campo Escutista de Tavira é um espaço que privilegia a educação ambiental e a vida na natureza, «pilares fundamentais do escutismo, dinamizadas de forma pedagógica junto das crianças e jovens desta associação, que conta com quase 70 000 elementos em todo o país». Atualmente, o Campo Escutista de Tavira já recuperou uma área de 6 hectares que outrora terão sido os estaleiros do troço da A22 entre Vila Real de Santo António e Tavira, abandonados há 30 anos, em plena área protegida. O CET é agora o único Campo Escutista reconhecido pelo Corpo Nacional de Escutas no Algarve com capacidade para acolher 1100 escuteiros.