Segundo fonte da empresa, ao abrigo de uma obra inaugurada no sábado, a água proveniente da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) da Quinta do Lago, já existente, será a partir de agora utilizada para regar campos de golfe.
Segundo uma nota da empresa responsável pelo fornecimento de água no Algarve, a empreitada incluiu a reabilitação da lagoa de água residual tratada, com 1.280 metros cúbicos de capacidade, que tem como função regularizar as flutuações de afluência.
Depois de desinfetada, a água é elevada para o sistema adutor a partir da estação elevatória, tendo sido construída uma nova conduta elevatória adutora até ao ponto de entrega de Pinheiros Altos, numa extensão aproximada de 720 metros.
A empreitada englobou a implementação de cinco pontos de entrega ao longo do sistema de adução: Pinheiros Altos, Quinta do Lago, Infraquinta, São Lourenço e Bovis Lakeside.
O investimento realizado vai permitir que o volume anual de água para ser reutilizada produzido na ETAR da Quinta do Lago seja de dois milhões de metros cúbicos.
A realização da empreitada teve um investimento de 2,8 milhões de euros, e foi apoiada por fundos europeus, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), programa de investimentos lançado após a pandemia de covid-19.
A cerimónia de inauguração da empreitada contou com a presença, entre outros, da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
A Águas do Algarve é a empresa detentora da concessão para a exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Algarve, que abrange a totalidade dos 16 municípios algarvios.
A Quinta do Lago dispõe de três campos de golfe de 18 buracos: Quinta do Lago South, Quinta do Lago North e Laranjal.