Economia

Candidatura aprovada garante 21 km de novas condutas de abastecimento de água em Alcoutim

Foi aprovada uma candidatura apresentada pelo Município de Alcoutim, ao programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), que contempla a construção de infraestruturas de abastecimento de água a 13 localidades do concelho.

PUB
 
De acordo com nota da autarquia, trata-se da execução de diversas condutas adutoras, de ligação entre o sistema em alta (Águas do Algarve) e as redes de distribuição das localidades. 
 
Para além de se estender o serviço a populações ainda não abastecidas na área de influência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, permite alterar as origens de água, de forma a evitar a sobre-exploração de lençóis de água subterrânea, melhorar significativamente a qualidade da água de abastecimento e integrar vários sistemas num único subsistema, com uma origem comum de água (albufeiras de Odeleite – Beliche), adianta a autarquia.
 
A candidatura, no valor global de cerca de 992 mil euros, irá desenvolver-se em três empreitadas distintas, com a conduta de abastecimento de água a Pessegueiro e respetiva fiscalização, conduta de reforço da rede de abastecimento de água de Martim Longo e condutas de ligação entre o sistema e alta e sistemas em baixa no concelho de Alcoutim.
 
Na reunião da Câmara Municipal do passado dia 26 de abril, foi aprovada a abertura de Concurso Público para a empreitada de execução de condutas de abastecimento de água a Pessegueiro. 
 
A conduta de abastecimento de água a Pessegueiro inclui o abastecimento a Diogo Dias, Azinhal e Tremelgo, contemplando a construção de 7,5 km lineares de condutas em PVC. 
 
Algarve Primeiro