Sociedade

Candidatura do Geoparque Algarvensis aceite pela UNESCO

Geoparque Algarvensis acolheu, em julho, a missão de avaliação oficial da UNESCO
Geoparque Algarvensis acolheu, em julho, a missão de avaliação oficial da UNESCO  
Foto - Geoparque Algarvensis
O Conselho dos Geoparques Mundiais da UNESCO decidiu atribuir a classificação de “Accepted” à candidatura do Geoparque Algarvensis, para aderir à Rede Mundial de Geoparques.

PUB

A delegação portuguesa do Geoparque Algarvensis rumou ao Chile, para participar na 11.ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, que decorre de 8 a 12 de setembro. A comitiva integra representantes da associação Algarvensis, da equipa técnica e dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira. 

Recorde-se que em julho, o território do Geoparque Algarvensis acolheu a missão de avaliação oficial da UNESCO. Durante cinco dias, dois avaliadores internacionais designados pela UNESCO, Kristin Rangnes(Geoparque Gea Norvegica, Noruega) e Christophe Lansigu (Geoparque Massif des Bauges, França), percorreram o território que envolve os três municípios fundadores, (Loulé, Silves e Albufeira). 

Foi a partir daí, que redigiram o relatório técnico detalhado sobre a missão realizada, sendo submetido ao Conselho dos Geoparques Mundiais da UNESCO (UNESCO Global Geoparks Council), que se reúne na 11.ª Conferência Internacional de Geoparques, em Temuco, no Chile.

De forma informal, fica assim conhecida, a decisão do Conselho da UNESCO sobre a candidatura do Geoparque Algarvensis à Rede Mundial de Geoparques. 

Falta agora aguardar pela ratificação da decisão pelo Conselho Executivo da UNESCO, prevista para a primavera de 2026, na sede da UNESCO, em Paris.