Economia

Candidaturas algarvias ao PDR 2020 representam investimento elegível de 120 milhões

1.236 candidaturas foram aprovadas até ao final de 2021, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal - PDR 2020, num investimento elegível de cerca de 120 milhões de euros, dos quais 83 milhões correspondem a apoio publico a implementar na área geográfica de ação da Direção Regional de Agricultura do Algarve (DRAP Algarve).

PUB
Segundo a DRAP Algarve, das diferentes áreas que compõem o programa, são as medidas relativas à “Competitividade e Organização da Produção” que concentram maior número de candidaturas, e as maiores percentagens de investimento e ajuda publica, sendo que dentro destas medidas são as ações relativas à “Melhoria da Eficiência dos Regadios” e aos “Investimentos nas Explorações Agrícolas” de jovens (até 40 anos de idade) e demais agricultores que representam a maior fatia, tanto em número de candidaturas como em montantes aprovados.
 
A área relativa ao “Ambiente, Eficiência no Uso de Recursos e Clima”, que concentra as medidas de apoio à floresta, regista um incentivo aprovado da ordem dos 15 milhões de euros.
 
Merece também referência a Medida 10 – Leader, da responsabilidade dos Grupos de Ação Local (Vicentina, In Loco e Terras do Baixo Guadiana), que contabiliza perto de três centenas de candidaturas, revelando a dinâmica que o setor rural adquiriu na região, com o apoio das referidas associações.