Sociedade

Candidaturas aos prémios “Algarve Craft & Food” decorrem até 30 de dezembro

 
As candidaturas aos prémios “Algarve Craft & Food”, que vão distinguir os melhores produtos de artesanato, gastronomia e programas turísticos criados no âmbito do projeto com a mesma designação, decorrem até 30 de dezembro.

Segundo adianta a RTA – Região de Turismo do Algarve, em nota de imprensa, o objetivo é potenciar a oferta de turismo cultural e criativo, através da valorização das especificidades únicas do destino, nomeadamente, tradições, costumes, património e produtos alimentares locais.
 
A iniciativa, que tem um prémio pecuniário de 15 mil euros distribuído equitativamente pelos vencedores das três categorias a concurso, é aberta a produtores, artesãos, designers, chefes de cozinha e agentes turísticos da região, com adesão prévia ao projeto “Algarve Craft & Food”, bem como a meios e/ou profissionais de comunicação social, nacionais e estrangeiros.
 
Assim, no âmbito da participação dos candidatos nas respetivas atividades do projeto “Algarve Craft & Food”, a organização vai avaliar e distinguir o melhor trabalho resultante de uma residência criativa; o melhor programa ou experiência de turismo criativo; e o melhor artigo ou reportagem editorial sobre a temática do turismo criativo e indústrias culturais e criativas.
 
Desenvolvido pela Região de Turismo do Algarve em parceria com a Tertúlia Algarvia e a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, o “Algarve Craft & Food” foi lançado em fevereiro de 2020.
 
Trata-se de um projeto estratégico para a região, que para a RTA, pretende apoiar a preservação e a revitalização de práticas e costumes tradicionais, contribuir para aumentar as fontes de rendimento de artesãos e dos produtores alimentares locais.
 
A criação dos prémios “Algarve Craft & Food” surge no contexto deste projeto, que inclui um vasto conjunto de atividades, como a realização de residências criativas e workshops técnicos para artesãos, designers, produtores agroalimentares locais e chefs de cozinha; laboratórios criativos de gastronomia tradicional algarvia; um seminário sobre internacionalização de artesanato e produtos alimentares locais; ou ações de capacitação.
 
Toda a informação sobre o “Algarve Craft & Food”, projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve/ FEDER, bem como as condições de participação nos prémios, encontram-se disponíveis em https://algarvecraftandfood.pt/