O atleta dos Castores do Arade, Tomás Santos, conseguiu alcançar duas finais nos Campeonatos Europeus de Canoagem de Velocidade de Juniores e Sub-23 que decorreram na localidade transalpina de Auronzo di Cadore em Itália.
Segundo nota do Clube de Lagoa, tratou-se de uma final A em equipa na distância de K4 500m e uma final B - para apurar do 10º ao 18º classificado - individual em K1 200m, ambas distâncias Olímpicas.
Tomás Santos e os restantes elementos da equipa de K4 500m Juniores, Francisco Santos do Náutico de Ponte de Lima, Bruno Silvério do Náutico do Litoral Alentejano e Bruno Macedo do Náutico de Prado, tiveram uma "excelente" prestação na final A.
Com uma saída muito forte a equipa passou aos 250 metros na terceira posição com 41,76 segundos, atrás das duplas da Bielorrússia e da Roménia mas na fase final da prova caíram para a 5ª posição com a vitória a sorrir à Bielorrússia com 1:24,589 minutos e o 2º lugar ex aequo para as equipas da Rússia e da Alemanha a apenas 687 milésimos dos vencedores.
Neste tipo de situação de igualdade de tempo, para o 2º classificado, os regulamentos atribuem apenas medalhas a 3 equipas, por isso, não foi atribuído 3º lugar, ficando a equipa da Eslováquia com o 4º lugar.
A equipa portuguesa registou o tempo de 1:26,936 minutos a 2,347 segundos dos vencedores e a apenas 534 milésimos da 5ª classificada a equipa da Polónia.
A nível individual, Tomás Santos, esteve também em destaque no K1 200 Juniores. Na eliminatória conseguiu um apuramento folgado para a fase seguinte e na semifinal, onde os três primeiros passavam à final A, Tomás registou o tempo de 37,486 segundos a apenas 190 milésimos de segundo de garantir apuramento para a final A.
De referir que os 6 primeiros classificados ficaram separados por apenas 7 décimos de segundo. Na final B o atleta português terminou na 4ª posição - 13º da geral - com o tempo de 40,538 segundos a 84 milésimos do 3º classificado, o búlgaro Teodor Asenov.
A comitiva portuguesa que marcou presença em Auronzo de Cadore, constituída por 23 atletas e três técnicos nacionais, João Lourenço, Leonel Correia e Jaroslav Radon, garantiu a presença em três finais A e três finais B com o melhor resultado a ser alcançado por Maria Rei em K1 500m Juniores femininos com um 5º lugar.
Os resultados alcançados garantiram a estes atletas a presença no Campeonato do Mundo de Velocidade que se disputa em Plovdiv na Bulgária entre os dias 26 a 29 de Julho.
FOTO:SF FOTO