O campeão da Europa em título, que representa o Kayak Clube Castores do Arade, de Lagoa, falhou o título por muito pouco, sendo necessário recorrer ao «photo-finish» para apurar o novo campeão do Mundo.
O canoísta algarvio Diogo Lopes sagrou-se este domingo vice-campeão do Mundo de K1 200 de juniores, perdendo o ouro por nove milésimos de segundo na prova que se disputou em Welland, no Canadá.
Diogo Lopes cumpriu os 200 metros em 35,708 segundos, ficando a nove milésimos do húngaro Balázs Birkás, que nos Europeus partilhou o bronze com o polaco Pawel Kaczmarek, hoje novamente 3.º classificado, a 306 milésimos do vencedor.
O canoísta algarvio congratulou-se com a sua "melhor época" e revelou a ambição de brilhar nos Jogos Olímpicos Rio2016.
"Sem dúvida, esta foi a minha melhor época, mas espero conseguir melhores. O objetivo principal é ir aos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. Para já, esta é uma época excelente, que não vou esquecer. Duas medalhas internacionais, uma época cinco estrelas", resumiu.
Em declarações à Lusa, o atleta do KC Castores do Arade revelou grande ambição: "Ser vice-campeão do Mundo significa ser o segundo melhor júnior do Mundo em 200 metros. Espero melhor resultado no próximo ano em sub-23 e seniores".
A medalha de ouro não ficou muito longe, uma vez que o português ficou a apenas nove milésimos de segundo do campeão no Mundo, o húngaro Balázs Birkás.
"A prova correu bem, não podia correr melhor, por isso fiquei contente. Os 200 metros são assim, muito renhidos. É um bocado difícil, mas por esse tempo se define um título", resignou-se.
Quanto à eventual participação nos Mundiais absolutos de Duisburgo, no fim de agosto, Diogo Lopes deixou essa decisão para mais tarde, após conversa com a equipa técnica.
A quente, assume que esta "foi uma época muito desgastante física e psicologicamente" e que pretende "descansar para estar novamente em grande para o próximo ano".
Agora vai festejar a medalha com os colegas da seleção e depois as celebrações serão com "amigos, família e treinador".
Algarve Primeiro/Lusa