A Cáritas Diocesana do Algarve assinala 62 anos de existência e 50 anos do seu Centro Infantil no próximo dia 18 de outubro, levando a efeito um ciclo de conferências que irá percorrer as quatro vigararias da diocese algarvia e que termina a 7 de dezembro.
Segundo a Diocese do Algarve, a conferência inaugural, no dia 18 de outubro, será proferida em Tavira por José Eduardo Borges de Pinho, professor catedrático da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa. No dia 8 de novembro será outro docente daquela faculdade, Juan Ambrosio, a falar em Loulé e no dia 15 o orador é Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, em Faro.
A conferência de encerramento, acontece a 7 de dezembro, e decorrerá em Portimão, sendo realizada pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa. Todas as conferências terão início às 21h00.
Os aniversários serão ainda assinalados com a celebração de uma eucaristia no Dia Mundial do Pobre, 17 de novembro, pelas 12h15 na Sé de Faro, presidida pelo bispo do Algarve.
A Cáritas algarvia realizará, ainda, a campanha de Natal, cuja manifestação de rua terá lugar na paróquia das Ferreiras no dia 21 de dezembro, e as XIX Jornadas de Ação Sociocaritativa, que decorrerão a 7 de março no Centro Pastoral da Diocese do Algarve, em Ferragudo.
Foi também criado o Conselho Consultivo da Cáritas Diocesana que segundo o presidente desta instituição, Carlos Oliveira «é para ajudar a direção a tomar conhecimento da realidade em cada uma das vigararias e, posteriormente, promover ações vocacionadas para essas realidades». Será igualmente implementado o programa "+ Próximo" que incide na formação dos agentes pastorais.